Olá, eu sou a Bárbara, autora deste blog, sou mineira de Juiz de Fora e tenho 23 anos. Sou jornalista formada pela Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora/MG, porém, só vir a ter certeza do Jornalismo quando faltavam apenas seis meses para me formar, já que acreditava que o meu futuro estaria garantido no campo da Publicidade.
Sempre tive facilidade em me comunicar, embora algumas vezes minha língua não consiga acompanhar meu raciocínio no que resulta em falas confusas e um sonoro “Hãn?” de meu interlocutor. Já a escrita, por mais que esteja em minhas veias desde os primórdios, ainda acho complicado escrever sobre mim mesma em primeira pessoa. Mas, é da natureza dos arianos serem teimosos e persistentes, portanto, vamos dar seguimento.
Estou ligada ao universo dos blogs desde 2003, quando tinha 16 anos. Vale lembrar que nesta época ainda não existia Msn, Orkut e Twitter, e para se ter um blog precisava saber, no mínimo, um pouco de HTML, coisa que tive que aprender na marra, somente lendo e tentando identificar cada item. Não sou tão arcaica, já tinha email e usava o saudoso ICQ como troca de mensagens instantâneas. Já tive inúmeros blogs e em vários servidores, o que mais teve expressão foi um dedicado a uma “Boyband” da época. Me considero auto ditada em programas de editoração gráfica, uma vez que aprendi a mexer sozinha e lendo tutoriais pela internet, porém, não chego a ser uma webdesigner, há pessoas muito mais gabaritadas e talentosas do que eu. Ainda nesta época, cheguei a produzir templates para outros blogs, mas não prosperou muito, já que também é da natureza dos arianos serem impacientes e se enjoarem facilmente da rotina.
Quando ingressei na faculdade, em 2006, senti a necessidade de voltar ao mundo dos blogs, pois não me contentava em só ler o dos outros, achava que minhas opiniões mereciam o seu espaço, e também, seria uma forma de exercitar aquilo que um dia, além de prazer, seria meu instrumento de trabalho: as palavras. Comecei postando pelo Weblogger, mas com o tempo ele foi passando por algumas mudanças e se tornando um tanto quanto instável, o que me fez mudar, em Janeiro de 2008, para outro, no qual estou até hoje. Então, assim surgia, novamente, o Crônicas de Bárbara. Usando de um layout simples, consegui escrever bastante coisa nele, mas muita mesmo. Dividi com os leitores muitas experiências pessoais e profissionais. Entre os posts que mais me orgulho em ter escrito está o “Que tal um pouco de prosa?” [Clique aqui para ler], meu primeiro texto de ficção. Era para ser apenas uma história, mas acabou ganhando mais três capítulos. O resultado deste post foi tão positivo que me fez pensar em escrever um livro. Sonho ainda não realizado, mas depois que escrevi uma monografia de 100 páginas, acho que dou conta do recado.
O blog ia super bem. Sempre que dava eu postava algo novo e interessante, mas sempre focado no meu cotidiano. Porém, em meados de 2009, conheci o Twitter e desde então, o blog começou a ser deixado um pouco de lado. Não sei se por motivos acadêmicos que envolviam estágio e o meu projeto de conclusão de curso, ou quem sabe, a própria maturidade batendo na porta, acabei por perder um pouco o interesse em postar coisas relacionadas com a minha vida e visão de mundo. Resolvi, então, repensar numa forma de continuar com o blog, porém, mudar sua linha editorial, afinal, mesmo que alguns ainda acreditem que a era dos diários eletrônicos tenha passado, ainda consigo enxergar que boas oportunidades profissionais podem surgir dessas “casinhas” que tratamos com tanto carinho, mas para isso, é preciso reformular o conteúdo e deixando pra trás assuntos que envolviam meu próprio umbigo. Logo, hoje posso afirmar e enxergar meu verdadeiro amadurecimento através do Crônicas. Ele ficará disponível ainda por algum tempo, mas sem postagens novas.
Mas não só de crônicas se vive uma pessoa. Hoje, o Crônicas fecha mais um ciclo de vida, abrindo espaço para um novo. Além de minhas aspirações profissionais, inicio este novo ciclo com o “Balaaio”, o meu novo blog. Com este projeto, pretendo escrever sobre outros assuntos que tenho interesse e que não foram explorados ainda. Acredito que agora, ao invés de focar na minha vida pessoal, poderei escrever sobre outros assuntos, que tenho certeza que muita gente irá gostar.
Bom, só resta convidá-los para acompanhar esta nova empreitada. Sintam-se bem vindos desde já. Gostando ou não desta nova proposta, deixe seu comentário. Ele será importante para moldar os alicerces desta nova casinha. Voltem sempre, e nem precisa bater na porta, viu?
Um beijo,
Bárbara Riolino